O Museu Público Municipal de Saudades-SC Victorino Affonso Lenhardt, está aberto para visitação de escolas e população em geral. O museu iniciou suas atividades em 20 de junho de 1990, mas foi criado oficialmente pela lei n°668/1991, em 10/12/1991.
O Primeiro chefe de governo do Estado a vir para o Oeste Catarinense foi Adolfo Konder em 1929. Seu itinerário foi realizado de diversas formas de automóvel, trem, lancha, e até no lombo de mulas atravesando picadas, passando pelas terras da colonizadora Sul Brasil em São Carlos-SC e Passarinho. Simbolizou a conquista definitiva do Extremo Oeste, a presença do poder público a estas terras onde se iniciavam muitas colonizações.
Ao que tudo indica o nome de Saudades-SC já existia antes da vinda da colonização, pois já constava em documentos de aquisição de terra em 1930.
O livro de história de Saudades-SC, produzido em 2012 por Rosália Severo e Venida Royger, conta uma história mais provável da origem do nome, o qual teria sido dado pelos agrimensores que mediram os lotes rurais e chácaras urbanas. Uma enchente teria isolado esses agrimensores por alguns dias em uma das margens do rio. As saudades por não poderem regressar para a sede da companhia colonizadora seria então a versão mais plausível para o surgimento do nome.
As dificuldades na abertura e conservação de estradas eram enormes, fazia-se tudo com ferramentas manuais e com tração animal, evitava-se gastar em obras de arte (pontes e outros), por isso as estradas eram cheias de curvas buscando sempre um melhor caminho e margeando os rios.
A construção era lenta, e totalmente manual, e por muitos anos foi realizada pelos próprios colonos, até a década de 1960 quando começaram os municípios, e a aquisição de maquinários públicos.
Chegando a Saudades a partir de 1931, em 1933 os colonos já tinham um grupo de filhos para frequentar as aulas e juntaram-se para proporcionar a escolarização a eles. A professora não tinha formação de magistério mas sim papel de destaque na comunidade escolarizada, e o pagamento pelas aulas era feito pelos próprios pais dos alunos. Sábios eram os colonos que, apesar das dificuldades, tinham a preocupação de dar a melhor educação possível a seus filhos.
Horário de atendimento:
SEGUNDA A SEXTA FEIRA 07:30-11:30 13:00-17:00
Contatos:
Telefone : (49) 3334-3620
REDES SOCIAIS