Portal Municipal de Turismo de Saudades
Acessibilidade

Casa da Memória

O Museu Público Municipal de Saudades-SC Victorino Affonso Lenhardt, está aberto para visitação de escolas e população em geral. O museu iniciou suas atividades em 20 de junho de 1990, mas foi criado oficialmente pela lei n°668/1991, em 10/12/1991.

O Primeiro chefe de governo do Estado a vir para o Oeste Catarinense foi Adolfo Konder em 1929. Seu itinerário foi realizado de diversas formas de automóvel, trem, lancha, e até no lombo de mulas atravesando picadas, passando pelas terras da colonizadora Sul Brasil em São Carlos-SC e Passarinho. Simbolizou a conquista definitiva do Extremo Oeste, a presença do poder público a estas terras onde se iniciavam muitas colonizações.

Ao que tudo indica o nome de Saudades-SC já existia antes da vinda da colonização, pois já constava em documentos de aquisição de terra em 1930.


O livro de história de Saudades-SC, produzido em 2012 por Rosália Severo e Venida Royger, conta uma história mais provável da origem do nome, o qual teria sido dado pelos agrimensores que mediram os lotes rurais e chácaras urbanas. Uma enchente teria isolado esses agrimensores por alguns dias em uma das margens do rio. As saudades por não poderem regressar para a sede da companhia colonizadora seria então a versão mais plausível para o surgimento do nome.


As dificuldades na abertura e conservação de estradas eram enormes, fazia-se tudo com ferramentas manuais e com tração animal, evitava-se gastar em obras de arte (pontes e outros), por isso as estradas eram cheias de curvas buscando sempre um melhor caminho e margeando os rios.

A construção era lenta, e totalmente manual, e por muitos anos foi realizada pelos próprios colonos, até a década de 1960 quando começaram os municípios, e a aquisição de maquinários públicos.

Chegando a Saudades a partir de 1931, em 1933 os colonos já tinham um grupo de filhos para frequentar as aulas e juntaram-se para proporcionar a escolarização a eles. A professora não tinha formação de magistério mas sim papel de destaque na comunidade escolarizada, e o pagamento pelas aulas era feito pelos próprios pais dos alunos. Sábios eram os colonos que, apesar das dificuldades, tinham a preocupação de dar a melhor educação possível a seus filhos.

 


Horário de atendimento:
SEGUNDA A SEXTA FEIRA 07:30-11:30 13:00-17:00

Contatos:


Telefone : (49) 3334-3620


REDES SOCIAIS
Núcleo urbano de Saudades-SC, década de 1940. Fazia parte do município de Chapeco, tornando-se distrito em 1950. Saudades foi um núcleo urbano planejado pela companhia territorial Sul Brasil. (SEVERO e ROYGER,2012)
Vale da Hospitalidade - década de 80.
Avenida Brasil. Saudades-SC um desfile de 7 de setembro. Grupo escolar Rodrigues Alves,1955.
Antiga Casa Comercial Irmãos Rudiger
Atualmente Mercado JL
Antiga Escola (Rodrigues Alves) construída em 1947, praticamente no mesmo local onde foi construída a nova na década de 1960.
Desfile de 7 de setembro, na Avenida Brasil, na década de 1950 em Saudades-SC
Acampamento de trabalhadores do Departamento de estradas na linha São João - São Carlos, na década de 1940.
Início das construções no Bairro Laje de Pedra.
Festa em Saudades-SC. Década provável de 1940.
Ex-Prefeito Romeu Lenhardt com grupo de amigos. Década de 1980.
Vista aérea da antiga Hípica, em Saudades-SC, 1985.
Década de 1970. Na inauguração do Estádio Dr. Juan Garcia Reyes (o primeiro da foto). O local era ao lado do Clube XV de Novembro.
Vista aérea de Saudades-SC em 1985.
Desfile década de 60.
Foto no campo do Palmeiras. Omar Costa, Silvério Kunh, Darci Dullius, Arno Schwendler, Bruno Schuh, Beno Rauber, Dorival Rudiger, Lauro Schneider, Martin Zeizer, Beno Schuh, Lauro Biesdorf, Arlindo Schneider, Angelo Porfírio e Arlindo Kreling.
Desfile do curso complementar e primário, 1956.
Serraria década de 40.
Mapa das terras da companhia Sul Brasil, conseguindo identificar Saudades-SC, Cunha Porã-SC , Aguinhas:São Carlos-SC e Pinhalzinho-SC. Os retângulos pretos são serrarias.
Relógios antigos
Serraria década de 40.
Traçado original dos lotes urbanos de Saudades-SC, feito pela CIA. Sul Brasil em 1930. Fonte: Museu Pe. Fernando Nagel de Maravilha-SC.
1961 indo para a sessão da câmara de vereadores de São Carlos-SC, que na ocasião votou pela emancipação de Saudades-SC, Pinhalzinho-SC e Modelo-SC.
Área medida pela Companhia Territorial Sul Brasil, desenhos originais dos agressores da CIA. Área corresponde entre os rios Bonito, rio Saudades-SC, rio Chapecó-SC e rio Jabuticaba. Fonte: Museu Pe. Fernando Naguel de Maravilha-SC.
Selim para montaria feminina, acomodava-se de lado no cavalo.
Limpador de cereais em madeira e ferro, utilizada na limpeza de cereais (grãos), separando a casca e a palha, com auxílio de ar em fluxo contrário.
Lousa e Lápis para anotar registros escolares. Pertenceu a João Irineu Braun , foi utilizado em 1940 quando cursava a segunda série do primário.
Placa de automóvel, década de 50. Origem: Rubens Afonso Schwertz.
Relógio ponto manual, que controlava a entrada e saída de funcionários na sociedade hospitalar beneficente de Saudades-SC.
Local onde foram ministradas as primeiras aulas em Saudades-SC, em um barracão cedido pela Companhia Sul Brasil.
Primeira Capela de Saudades-SC, a qual funcionou até a construção da atual em 1965.
Altar da primeira capela
Futsal no Distrito de Juvêncio Saudades-SC 1988. Paulo Spieckert ,Loterio Schuster, Osvaldo Assmann, Renato Fell, César Schendler e Osmar Assmann
Primeira igreja da comunidade de Saudades-SC, construída em 1937.
Primeira casa de Saudades-SC, década de 1930.
Saudades-SC Turma de estudantes da Comunidade de Fátima - Linha Maipú.
Abrindo as estradas nas terras da Cia Sul Brasil.
Avenida Brasil - década de 1930.
Primeira Charrete de Saudades-SC 1944. Para ser construída o senhor Avelino Mayer usou papelão para fazer o molde, depois levou para o marceneiro construir em madeira.
Caminhão que pertencia a João Kloh, segundo relatos foi o primeiro veículo reformado em Saudades-SC em 1947. Avelino Mayer e amigos fizeram a reforma, atrás da ferraria Saudades, onde montaram uma oficina na Rua Princesa Isabel.
Hospital de Saudades-SC, década de 50. Táxi do Kist em frente ao antigo hospital.
Linha Araçá, 1958. Time do Esporte Clube Santos.
Escola Rodrigues Alves, a antiga e a construção da atual, no início da década de 1960.
O primeiro grupo de teatro de Saudades-SC
Desde o inicio da colonização o fumo foi um dos primeiros cultivos a gerar renda.
Década de 1960, primeiro caminhão da Linha Santo Antão, um Chevrolet que pertencia a José Norberto Weber.
Construção da igreja matriz, 1960. Na foto o Padre José Carlos Beldermann e o então presidente da comunidade sagrada família João Kist.
Desfile de 7 de Setembro em 1966. Ginásio Juventude.
Na enchente de 1990 a casa foi arrastada e parou em cima da ponte do rio Taipas.
Destaque para a Igreja Matriz no ano de 1965.
Balsa entre Saudades-SC e Águas de Chapecó-SC. O ônibus da Reunidas que por aí transitava fazia a linha Chapecó-SC, Águas de Chapecó-SC, Saudades-SC, Pinhalzinho-SC.
Momento Cívico, década de 1980.
O Primeiro chefe de governo do Estado a vir para o Oeste Catarinense foi Adolfo Konder em 1929.
Igreja Matriz, década de 1960.
Escola Rodrigues Alves, Construção da década de 1960.
Momento Cívico, década de 1980.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1950.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1950.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1940.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1940.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1960.
7 de setembro, dia da independência do Brasil em Saudades-SC historicamente foi dia de grandes desfiles. Década de 1940.
Mapa das terras da Cia Sul Brasil.
Hotel da família Kreling. Acervo particular de Gisela Schuh.
Hotel da família Kreling. A construção do museu é inspirada na arquitetura do antigo hotel.
Hospital de Saudades-SC em 1953.
Colono em uma roça recém aberta.
Um dos primeiros blocos de carnaval de Saudades-SC. Acervo particular de Gisela Schuh.
Primeiro trator de estrada adquirido pela prefeitura de Saudades-SC, na foto na traseira Fridolino Kist.
Em frente do antigo cartório, encostado ao caminhão Norberto Gueller e Oldemar Kroth.
Primeiro caminhão da comunidade da Linha Gabiroba pertencia ao senhor Eugenio Hansen, proprietários da serraria, utilizado para transportar a madeira.
Hidrocamping Hípica, década de 1980.
Ônibus de Cuniberto Mohr.
Hidrocamping Hípica, década de 1980.
Campo de futebol onde hoje fica a rodoviária. Década de 1950.
Carreirada na Hípica , Saudades-SC 1977.
Primeiro Portal de Saudades-SC "Willkommen in Saudades".
Concessão de Terras do Estado a Empresa Construtora e Colonizadora Oeste Catarinense, mais tarde incorporada pela Cia Sul Brasil.
Ponte sobre o rio Saudades-SC, foi levada pelas águas em uma enchente no ano de 1972.
O Homem mais forte do Brasil. Para quem lembra do Pedro Maranguape fez exibições na praça de Saudades-SC.
die ländereien find absolut fiebefrei = As terras são absolutamente livres de amor.
Inicio da colonização, 1920. Lotes e chácaras medidas iniciando do Uruguai ao norte.
Relação de compras de lotes da seção Saudades-SC.
Enchente em 1983.
Mapa da Cia Sul Brasil, Indicando a área de atuação. Hoje formaram-se 18 municípios nesta área, incluindo Saudades-SC. O primeiro Diretor de colonização foi Carlos Culmey.
Ata de doação do terreno pela Cia Sul Brasil, para sociedade beneficente de Saudades em 1954.
Linha Alto Maipú, 1968 na casa de Vilibaldo Simon , onde voluntários dessa comunidade puxaram toras para a construção da primeira igreja dessa comunidade.
Primeira casa de alvenaria de Saudades-SC, pertencia ao Sr. Osvaldo Claudio Winkelmann na Avenida Brasil.
Primeira casa de alvenaria de Saudades-SC, pertencia ao Sr. Osvaldo Claudio Winkelmann na Avenida Brasil.
Ponte de arame inaugurada em 1958, abençoada pelo Padre João Batista Fleck
Um dos Lazeres no passado era a caça, além de proporcionar alimento. Na foto: Evaldo Weber e amigos
1972, festa junina ou baile caipira. Em um salão iluminado por lâmpadas de Aladim, uma turma de Araçazinho apresentamdo danças típicas.
Agrimensores década de 1930.
Um churrasco na comunidade nossa senhora de Fátima. Na foto: João Anton, Ito Mallman e Pedro Leitfheit
Enchente em 1972.
Travessia do rio Saudades pelo barqueiro Belarmino Nogueira. Com a ausência de pontes muitos rios tinham barqueiros.
Enchente em 1972.
Enchente em 1940.
Enchente em 1964.
Enchente em 1964.
Casa antiga em Saudades-SC.
Balsa no Porto Ferreira, junho de 1974.
Construção do Hospital, 1966.
Casa antiga em Saudades-SC.
Travessia do Rio Chapecó- Porto Ferreira 1952. Na foto: Osvaldo Claudino Winkelmann, Aloisio Geisel e esposa, Afonso Geisel e sua Mãe.
Prefeitura na Avenida Independência, década de 1960.
Casa e roça, década de 1950.
Escola construída em 1947. Grupo Escolar Rodrigues Alves.
Banco escolar da antiga Escola Isolada da Linha Jacutinga.
Saudades-SC, década de 1980.
Saudades-SC, 1970.
Companhias colonizadoras que atuavam no Oeste Catarinense. Em destaque a Companhia Territorial Sul Brasil, responsável pela colonização de Saudades-SC.
Saudades-SC, 1958.
Igreja no Araçá

Relacionados

Sorveteria e Churrascaria Meu Kantinho

fecam
4 de junho, 2021

Ponte do Nada a Lugar Nenhum.

fecam
22 de junho, 2021

Cascata Santa Terezinha

fecam
20 de janeiro, 2010
Sair da versão mobile