HISTÓRIA DA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA – SAUDADES-SC:

Em 1931, chegou “a primeira leva de alemães”, vindos do Rio Grande do Sul, incentivados pela empresa Colonizadora Territorial Sul Brasil, que lhes prometera terras férteis e abundantes na “nova colônia”.

O nome do município, Saudades-SC, deve-se à saudade que os primeiros moradores, provindos do Rio Grande do Sul, sentiram de seus familiares que lá deixaram.

Nos primeiros anos, os pais eram os catequistas de seus filhos. Eram eles que os preparavam para a confissão e a primeira comunhão.

Em 1948, formou-se a primeira diretoria numa reunião com Pe. José Bunse, vigário da paróquia de São Carlos-SC. Nela foi escolhido o nome da padroeira da capela: Sagrada Família. A primeira missa foi celebrada pelo Pe. Henrique Bunse na residência do Sr. Arthur Roos.

A instalação da Paróquia Sagrada Família, entregue aos Missionários da Sagrada Família, ocorreu em 18 de janeiro de 1953, pelo bispo da Prelazia de Palmas – PR, Dom Carlos Eduardo de Sabóia Bandeira de Melo, sendo também nomeado no mesmo dia o primeiro vigário Pe. Luiz Muhl. Seguiram como párocos: Pe. João Batista Fleck, de 1954 a 1964; Pe. José Carlos Beldermann, de 1964 a 1977; em 1977, Pe. Hermeto Lunkes assumiu a paróquia. Foi nesse ano que se ouviu falar pela primeira vez em Campanha da Fraternidade, através da qual o dinheiro das coletas era aplicado em material para catequese. Nos anos subseqüentes, outros padres assumiram: Pe. Arno Durian, Pe. José Manoel Werlang, Pe. Carmo Höefle, Pe. Rudi Aloísio Hippler, o retorno de Pe. Hermeto Lunkes, Pe. José Egon Gebert e atualmente Pe. Liseu Spohr.

Com o desmembramento da Paróquia de São Carlos Borromeu, a Paróquia Sagrada Família de Saudades-SC carregou consigo outras comunidades da região. Hoje todas elas são paróquias.

Fonte: http://diocesechapeco.org.br/paroquias#saudades

Contatos: